'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

7 Perigos causados pela apneia do sono

Capa post - 7 Perigos causados pela apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 28 de Março de 2015 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais.

Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como:

  • Dores de cabeça pela manhã
  • Problemas de aprendizado, memória e concentração
  • Se sentir irritado, deprimido e/ou ter mudanças no humor e personalidade
  • Acordar com frequência para urinar
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar

Apesar da lista de sinais acima, o principal sintoma da apneia do sono é quando as pausas na respiração durante o sono te fazem sentir ofegante e asfixiado. Geralmente quem dorme com você que percebe isso.

Pensando em alertar um número maior de pessoas, nesse post vamos mostrar 7 perigos graves causados por esse problema do sono que pode levar até a morte. Não deixe de compartilhar, essas informações são uteis a todos.

1 – Pressão arterial

A apneia obstrutiva do sono pode contribuir para o aumento da pressão arterial devido as diversas vezes que você acorda durante a noite, mesmo que você não perceba. Isso gera mudanças no sistema hormonal que por fim eleva a pressão arterial.

Níveis baixos de oxigênio no sangue causado pelo corte de oxigênio durante a noite também pode contribuir para a hipertensão.

2 – Ataque cardíacos

Pessoas com apneia do sono tem mais chances de sofrerem ataques cardíacos durante a noite. As causas podem ser o corte de oxigênio ou o estresse de ficar acordando a noite toda.

Derrame e fibrilição atrial também estão associados a apneia obstrutiva do sono. A interrupção no fluxo de oxigênio causado pela apneia torna difícil o fluxo de sangue regular no cérebro e também nas arterias.

3 – Diabetes tipo 2

A apneia do sono é muito comum entre as pessoas com diabetes tipo 2, é estimado que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 tenham apneia do sono.

Embora não há estudos que liguem de forma clara a apneia do sono com diabetes tipo 2, a privação do sono pode causar resistência a insulina, um precursor da diabetes.

4 – Obesidade

Pelo menos dois terços das pessoas com apneia do sono estão acima do peso e a maioria dessas pessoas conseguem alcançar a cura quando conseguem perder peso o suficiente.

Estar acima do peso faz com que a gordura no pescoço bloqueie a respiração durante a noite. Aliado a isso, a apneia do sono prejudica o sistema endócrino causando a liberação de um hormônio que faz você desejar doces e carboidratos.

5 – Ataques de asma

Embora não tenha nenhum estudo para comprovar, pessoas com asma e apneia do sono quando são tratadas tem menos ataques de asma.

6 – Refluxo

Também não há nenhum estudo comprovando que a apneia do sono provoque o refluxo ácido, mas muitas pessoas com apneia do sono reclamam desse problema. Ao tratar a apneia do sono, as pessoas reclamam menos desses refluxos.

7 – Acidentes

Muitas pessoas com apneia se sentem cançadas e indispostas durante o dia e isso aumenta o risco de adormecer no volante. Pessoas com apneia do sono são cinco vezes mais propensas a ter acidentes graves no trânsito.

Comentários

Leia também...

Cirurgias comuns para apneia do sono

Em geral, cirurgias que servem para tratar a apneia do sono são apenas uma opção quando outros tratamentos falham. Na maioria das vezes, é feito pelo menos 1 - 3 meses de testes com outros tratamentos para apneia antes de considerar a cirurgia. Entretanto, pessoas que sofrem de apneia por conta de problemas no maxilar devem, em primeiro lugar, optar pela ... Leia o artigo »

08/03/2015

Tratamentos para apneia do sono central e complexa

Já falamos aqui sobre as diversas opções de tratamentos para apneia obstrutiva do sono, que é o tipo mais comum de apneia do sono. Desta vez, vamos mostrar opções de tratamento para a apneia do sono central e complexa. Durante a apneia do sono central, o cérebro falha em sinalizar os músculos responsáveis pela respiraç&atil... Leia o artigo »

08/03/2015

Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Resultados de um estudo clínico do dispositivo Inspire Therapy foram um sucesso de acordo com os resultados apresentados na Universidade da Pensilvânia pelos pesquisadores da Escola de Medicina Perelman. O objetivo do estudo foi verificar como o dispositivo se comporta na estimulação do nervo hipoglosso (considerado como o nervo motor da língua) em pacie... Leia o artigo »

23/07/2016

Aparelhos CPAP podem trazer riscos a saúde?

Como vimos aqui na loja, em várias postagens sobre apneia do sono, o aparelho CPAP é o tratamento padrão-ouro para esse distúrbio. Por isso, é muito importante que você tenha os devidos cuidados com a sua máquina para não ter mais problemas de saúde. No texto de hoje, além de falar sobre alguns riscos associad... Leia o artigo »

29/01/2018

Perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono

De fato, aparelhos CPAP e BiPAP continuam sendo o tipo de tratamento mais efetivo e com alívio já no primeiro dia para quem sofre de apneia obstrutiva do sono, porém, a ACP (American College of Physicians) dá ênfase que modificações no estilo do vida - especialmente a perda de peso - continua sendo o melhor tratamento para apneia obstrutiva do sono. ... Leia o artigo »

31/05/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4840 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.