'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

7 Perigos causados pela apneia do sono

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais.

Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como:

  • Dores de cabeça pela manhã
  • Problemas de aprendizado, memória e concentração
  • Se sentir irritado, deprimido e/ou ter mudanças no humor e personalidade
  • Acordar com frequência para urinar
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar

Apesar da lista de sinais acima, o principal sintoma da apneia do sono é quando as pausas na respiração durante o sono te fazem sentir ofegante e asfixiado. Geralmente quem dorme com você que percebe isso.

Pensando em alertar um número maior de pessoas, nesse post vamos mostrar 7 perigos graves causados por esse problema do sono que pode levar até a morte. Não deixe de compartilhar, essas informações são uteis a todos.

1 – Pressão arterial

A apneia obstrutiva do sono pode contribuir para o aumento da pressão arterial devido as diversas vezes que você acorda durante a noite, mesmo que você não perceba. Isso gera mudanças no sistema hormonal que por fim eleva a pressão arterial.

Níveis baixos de oxigênio no sangue causado pelo corte de oxigênio durante a noite também pode contribuir para a hipertensão.

2 – Ataque cardíacos

Pessoas com apneia do sono tem mais chances de sofrerem ataques cardíacos durante a noite. As causas podem ser o corte de oxigênio ou o estresse de ficar acordando a noite toda.

Derrame e fibrilição atrial também estão associados a apneia obstrutiva do sono. A interrupção no fluxo de oxigênio causado pela apneia torna difícil o fluxo de sangue regular no cérebro e também nas arterias.

3 – Diabetes tipo 2

A apneia do sono é muito comum entre as pessoas com diabetes tipo 2, é estimado que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 tenham apneia do sono.

Embora não há estudos que liguem de forma clara a apneia do sono com diabetes tipo 2, a privação do sono pode causar resistência a insulina, um precursor da diabetes.

4 – Obesidade

Pelo menos dois terços das pessoas com apneia do sono estão acima do peso e a maioria dessas pessoas conseguem alcançar a cura quando conseguem perder peso o suficiente.

Estar acima do peso faz com que a gordura no pescoço bloqueie a respiração durante a noite. Aliado a isso, a apneia do sono prejudica o sistema endócrino causando a liberação de um hormônio que faz você desejar doces e carboidratos.

5 – Ataques de asma

Embora não tenha nenhum estudo para comprovar, pessoas com asma e apneia do sono quando são tratadas tem menos ataques de asma.

6 – Refluxo

Também não há nenhum estudo comprovando que a apneia do sono provoque o refluxo ácido, mas muitas pessoas com apneia do sono reclamam desse problema. Ao tratar a apneia do sono, as pessoas reclamam menos desses refluxos.

7 – Acidentes

Muitas pessoas com apneia se sentem cançadas e indispostas durante o dia e isso aumenta o risco de adormecer no volante. Pessoas com apneia do sono são cinco vezes mais propensas a ter acidentes graves no trânsito.

Postado em Apneia do Sono no dia 28 de Março de 2015

Comentários

Leia também...

7 Perigos causados pela apneia do sono

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais. Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como: Dores de cabe&... Leia o artigo »

28/03/2015

Apneia do Sono x Risco de dirigir

A verdade é que temos muito pouco controle sobre o início do nosso sono. E há estudos que provam que as pessoas tem uma capacidade limitada para prever o início do sono, mesmo que eles pensem que possam [1] . Mas, e quando esse risco de dirigir está ligado junto com apneia do sono? Bem neste post vamos explicar sobre risco de dirigir relacionado à paciente... Leia o artigo »

14/11/2016

Máquinas CPAP podem trazer riscos a saúde?

Como vimos aqui no blog em vários posts sobre a apneia do sono, o CPAP é o tratamento padrão-ouro para esse distúrbio. Por isso, é muito importante que você tenha os devidos cuidados com a sua máquina para não ter mais problemas de saúde. No post de hoje além de falar sobre alguns riscos associado ao uso de aparelhos CPAP, vamos ... Leia o artigo »

29/01/2018