'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

7 Perigos causados pela apneia do sono

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais.

Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como:

  • Dores de cabeça pela manhã
  • Problemas de aprendizado, memória e concentração
  • Se sentir irritado, deprimido e/ou ter mudanças no humor e personalidade
  • Acordar com frequência para urinar
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar

Apesar da lista de sinais acima, o principal sintoma da apneia do sono é quando as pausas na respiração durante o sono te fazem sentir ofegante e asfixiado. Geralmente quem dorme com você que percebe isso.

Pensando em alertar um número maior de pessoas, nesse post vamos mostrar 7 perigos graves causados por esse problema do sono que pode levar até a morte. Não deixe de compartilhar, essas informações são uteis a todos.

1 – Pressão arterial

A apneia obstrutiva do sono pode contribuir para o aumento da pressão arterial devido as diversas vezes que você acorda durante a noite, mesmo que você não perceba. Isso gera mudanças no sistema hormonal que por fim eleva a pressão arterial.

Níveis baixos de oxigênio no sangue causado pelo corte de oxigênio durante a noite também pode contribuir para a hipertensão.

2 – Ataque cardíacos

Pessoas com apneia do sono tem mais chances de sofrerem ataques cardíacos durante a noite. As causas podem ser o corte de oxigênio ou o estresse de ficar acordando a noite toda.

Derrame e fibrilição atrial também estão associados a apneia obstrutiva do sono. A interrupção no fluxo de oxigênio causado pela apneia torna difícil o fluxo de sangue regular no cérebro e também nas arterias.

3 – Diabetes tipo 2

A apneia do sono é muito comum entre as pessoas com diabetes tipo 2, é estimado que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 tenham apneia do sono.

Embora não há estudos que liguem de forma clara a apneia do sono com diabetes tipo 2, a privação do sono pode causar resistência a insulina, um precursor da diabetes.

4 – Obesidade

Pelo menos dois terços das pessoas com apneia do sono estão acima do peso e a maioria dessas pessoas conseguem alcançar a cura quando conseguem perder peso o suficiente.

Estar acima do peso faz com que a gordura no pescoço bloqueie a respiração durante a noite. Aliado a isso, a apneia do sono prejudica o sistema endócrino causando a liberação de um hormônio que faz você desejar doces e carboidratos.

5 – Ataques de asma

Embora não tenha nenhum estudo para comprovar, pessoas com asma e apneia do sono quando são tratadas tem menos ataques de asma.

6 – Refluxo

Também não há nenhum estudo comprovando que a apneia do sono provoque o refluxo ácido, mas muitas pessoas com apneia do sono reclamam desse problema. Ao tratar a apneia do sono, as pessoas reclamam menos desses refluxos.

7 – Acidentes

Muitas pessoas com apneia se sentem cançadas e indispostas durante o dia e isso aumenta o risco de adormecer no volante. Pessoas com apneia do sono são cinco vezes mais propensas a ter acidentes graves no trânsito.

Postado em Apneia do Sono no dia 28 de Março de 2015

Comentários

Leia também...

O link entre a obesidade e a apneia do sono

Já falamos aqui que perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono, dessa vez, no intuito de esclarecer melhor o problema, vamos falar sobre o link entre a obesidade e a apneia do sono. Antes de continuar a leitura, se você não sabe o que é apneia do sono, temos um rápido artigo que explica melhor o problema. Leia aqui. Para fins de entendimento, a o... Leia o artigo »

25/07/2017

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP

Ninguém que usa aparelhos CPAP quer sair por ai anunciando que tem problemas como apneia do sono ou ronco e infelizmente o uso de máscaras CPAP pode deixar marcas no rosto que alguém pode reconhecer. Esse problema porém geralmente acontece com iniciantes, que tentam encaixar a máscara de forma bem apertada para não deixar o ar vazar. É importante en... Leia o artigo »

31/05/2015

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos durante o sono. Isso diminui o exigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite e em casos graves aliado ao não tratamento pode levar a morte. Mas quais as causas desse p... Leia o artigo »

06/03/2015