'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

7 Perigos causados pela apneia do sono

Capa post - 7 Perigos causados pela apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 28 de Março de 2015 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais.

Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como:

  • Dores de cabeça pela manhã
  • Problemas de aprendizado, memória e concentração
  • Se sentir irritado, deprimido e/ou ter mudanças no humor e personalidade
  • Acordar com frequência para urinar
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar

Apesar da lista de sinais acima, o principal sintoma da apneia do sono é quando as pausas na respiração durante o sono te fazem sentir ofegante e asfixiado. Geralmente quem dorme com você que percebe isso.

Pensando em alertar um número maior de pessoas, nesse post vamos mostrar 7 perigos graves causados por esse problema do sono que pode levar até a morte. Não deixe de compartilhar, essas informações são uteis a todos.

1 – Pressão arterial

A apneia obstrutiva do sono pode contribuir para o aumento da pressão arterial devido as diversas vezes que você acorda durante a noite, mesmo que você não perceba. Isso gera mudanças no sistema hormonal que por fim eleva a pressão arterial.

Níveis baixos de oxigênio no sangue causado pelo corte de oxigênio durante a noite também pode contribuir para a hipertensão.

2 – Ataque cardíacos

Pessoas com apneia do sono tem mais chances de sofrerem ataques cardíacos durante a noite. As causas podem ser o corte de oxigênio ou o estresse de ficar acordando a noite toda.

Derrame e fibrilição atrial também estão associados a apneia obstrutiva do sono. A interrupção no fluxo de oxigênio causado pela apneia torna difícil o fluxo de sangue regular no cérebro e também nas arterias.

3 – Diabetes tipo 2

A apneia do sono é muito comum entre as pessoas com diabetes tipo 2, é estimado que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 tenham apneia do sono.

Embora não há estudos que liguem de forma clara a apneia do sono com diabetes tipo 2, a privação do sono pode causar resistência a insulina, um precursor da diabetes.

4 – Obesidade

Pelo menos dois terços das pessoas com apneia do sono estão acima do peso e a maioria dessas pessoas conseguem alcançar a cura quando conseguem perder peso o suficiente.

Estar acima do peso faz com que a gordura no pescoço bloqueie a respiração durante a noite. Aliado a isso, a apneia do sono prejudica o sistema endócrino causando a liberação de um hormônio que faz você desejar doces e carboidratos.

5 – Ataques de asma

Embora não tenha nenhum estudo para comprovar, pessoas com asma e apneia do sono quando são tratadas tem menos ataques de asma.

6 – Refluxo

Também não há nenhum estudo comprovando que a apneia do sono provoque o refluxo ácido, mas muitas pessoas com apneia do sono reclamam desse problema. Ao tratar a apneia do sono, as pessoas reclamam menos desses refluxos.

7 – Acidentes

Muitas pessoas com apneia se sentem cançadas e indispostas durante o dia e isso aumenta o risco de adormecer no volante. Pessoas com apneia do sono são cinco vezes mais propensas a ter acidentes graves no trânsito.

Comentários

Leia também...

O que é apneia do sono?

Nada melhor que uma boa noite de sono sem interrupções e, desta forma, acordar totalmente revigorado no dia seguinte. Saúde é coisa séria. Contudo, certos aspectos da nossa saúde não têm a devida importância, apesar de serem muito relevantes. Exemplo: a qualidade do sono.  Neste artigo, iremos dissertar um pouco mais sobre as causas... Leia o artigo »

06/03/2015

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e t... Leia o artigo »

11/03/2015

Cirurgias comuns para apneia do sono

Em geral, cirurgias que servem para tratar a apneia do sono são apenas uma opção quando outros tratamentos falham. Na maioria das vezes, é feito pelo menos 1 - 3 meses de testes com outros tratamentos para apneia antes de considerar a cirurgia. Entretanto, pessoas que sofrem de apneia por conta de problemas no maxilar devem, em primeiro lugar, optar pela ... Leia o artigo »

08/03/2015