'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

O que é 5-HTP e quais seus benefícios

Capa post - O que é 5-HTP e quais seus benefícios

Texto: Postado em Suplementos por Marcelo Morais no dia 14 de Novembro de 2016 e última atualização dia 27 de Julho de 2018 .

Ao tentar melhorar a saúde em todos os aspectos, faz-se muitas coisas: perder peso, ter mais energia e dormir melhor. Porém, as pessoas esquecem ou simplesmente não sabem o quanto é muito importante obter aminoácidos a partir de diferentes alimentos. Os aminoácidos, incluindo o triptofano, são "blocos de construção de proteínas." Sem um amplo conjunto deles - sendo o suficiente em nossas dietas -, nós realmente não poderíamos nem sobreviver [1]

1 - Introdução

Já sabemos que milhões de pessoas sofrem com ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Assim, o 5-HTP é um suplemento popular promovido como um remédio natural para todas as condições desconfortáveis citadas anteriormente. Nesse artigo, explicaremos como melhorar os distúrbios do sono e eliminar a insônia através do suplemento 5-HTP.

O nome 5-HTP parece um código científico, mas significa 5 hidroxitriptofano. O 5-HTP é um produto químico que o corpo faz a partir de triptofano, um aminoácido essencial que você recebe dos alimentos. Depois que o triptofano é convertido em 5-HTP, ele é transformado em outro produto químico chamado serotonina, um neurotransmissor que transmite sinais entre células cerebrais. [2].

Serotonina tem funções profundamente importantes, incluindo um papel no sono, apetite, memória, aprendizagem, regulação da temperatura, humor, comportamento sexual, função cardiovascular, contração muscular e regulação endócrina [3].

2 - Qual o problema com a deficiência de Serotonina?

A produção de serotonina diminui com a idade, de maneira que, qualquer idade, sua abundância pode ser comprometida ainda mais pelo estresse. Baixos níveis de serotonina são mais comumentes manifestados por um estado de humor deprimido, ansiedade e insônia. Eles também podem levar a várias outras queixas e distúrbios, diminuindo a qualidade de vida [3].

O 5-HTP não é encontrado nos alimentos que comemos, embora o triptofano seja encontrado nos alimentos. No entanto, comer alimentos com triptofano não aumenta os níveis de 5-HTP. Portanto, o 5-HTP é um suplemento feito a partir de uma planta africana chamada Griffonia simplicifolia [2].

3 - Quais alimentos contêm Triptofano?

  • Leite e derivados: Produtos lácteos tradicionais, iogurte e leite de soja.
  • Carnes: Carneiro, carne de veado, fígado de carne, fígado de vitela, peito de frango, peito de peru.
  • Peixes: Bacalhau, atum, camarão, salmão, anchova.
  • Queijo: Queijo cheddar processado, queijo cottage, tofu.
  • Frutas: Maçã, banana, mirtilo, morango, abacate, abacaxi, pêssego.
  • Vegetais: Espinafre, mostarda, espargos, berinjela, abóbora de inverno, ervilha, alga marinha, brócolis, cebola, tomate, repolho, couve-flor, cogumelos, pepinos, batatas.
  • Nozes: Nozes, amendoim, castanha de caju, pistache, castanha, amêndoa;
  • Sementes: Linho moído, gergelim, abóbora, feno-grego, sementes de girassol (torrado).

4 - Estudos clínicos usando 5-HTP

Estudos clínicos demonstraram que a suplementação com 5-HTP produz resultados positivos na perda de peso, ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Além de todos esses benefícios, ele melhora os padrões de sono e reduz os desejos de carboidratos em dietas de baixo carboidrato.

Outro ponto importante é que a liberação de serotonina é desencadeada por uma carga de carboidratos (açúcar e afins) e pensa-se que é por isso que muitas vezes temos vontade comer doces quando estamos estressados. Assim, quando o cérebro produz serotonina, a tensão diminui.

Tomando suplementos 5-HTP, pode-se parar este desejo de gorduras e carboidratos, bem como fornecer ao corpo meios para controlar a função de apetite, sono, etc [5].

5 - Benefícios do 5-HTP

5-HTP para perda de peso: Alguns estudos mostram que o 5-HTP ajuda a suportar a perda de peso causando uma diminuição no apetite.

5-HTP para ansiedade: Dado o fato de que o 5-HTP é um bloco de construção ou precursor da serotonina química que melhora o humor, os cientistas têm explorado o potencial benefício do 5-HTP na redução da ansiedade. No entanto, estudos ainda estão sendo feitos para essa condição.

5-HTP para depressão: Devido ao benefício conhecido da serotonina no tratamento da depressão, o 5-HTP é pensado para possivelmente desempenhar um papel benéfico no alívio dos sintomas da depressão. No entando, o papel do suplemento no tratamento contra a depressão ainda está sob investigação.

5-HTP para distúrbios do sono: É um suplemento que pode ajudá-lo a adormecer e melhorar os sintomas da insônia. Sendo assim, é um composto natural que é convertido pelo cérebro em serotonina e melatonina, dois neurotransmissores que são responsáveis por regular os padrões de sono. Para tanto, níveis crescentes destes neurotransmissores têm sido associados com a capacidade melhorada de estimular o sono, bem como um sono mais repousante e mais profundo durante a noite.

6 - É seguro tomar 5-HTP?

O 5-HTP é SEGURO quando tomado adequadamente por via oral. Ele tem sido utilizado com segurança pelos usuários que tomam o suplemento.

Um alerta! O 5-HTP não é seguro quando tomado em doses grandes, pois há o risco de desenvolver graves problemas de estômago e espasmos musculares. O 5-HTP deve ser tomado com cautela e é sempre muito importante procurar um médico antes de começar a tomar o suplemento.

6.1 - 5-HTP é seguro para crianças?

O 5-HTP é "possivelmente seguro" quando usado em crianças. Neste caso, ele é utilizado contra o terror noturno e o TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). Entretanto, percebe-se como um problema o fato de este medicamento ter sido pouco estudado ao ser utilizado em crianças. Mas os estudos que foram tocados em diante mostraram resultados promissores. De acordo com o parecer de alguns médicos, usar este medicamento em crianças de 3 até 12 anos (seguindo a dose recomendada) não apresenta nenhum risco. Antes de medicar seu filho, consulte o profissional responsável pela saúde dele. 

6.2 - Qual dose as crianças devem tomar?

Neste ponto, devemos recorrer à matemática. A dose recomendada é de 5 miligramas (mg) por quilograma (kg). Exemplo: uma criança que pesa 30kg deveria receber a dose diária de 150mg. Recomenda-se, aliás, que esta dose seja diária e dividida, isto é, 50mg 3 vezes ao dia. 

7 - Como tomar 5-HTP para dormir?

Para ajudar no sono, uma cápsula antes de dormir é o recomendado. O suplemento é normalmente tomado em cápsulas ou em pó e algumas fontes dizem que deve ser consumido entre 30 - 45 minutos antes do tempo de sono desejado [9].

A eficiência da dose varia de pessoa para pessoa, levando em conta a idade, peso, sensibilidades pessoais, etc. Em primeiro lugar, os usuários são aconselhados a começar com a menor dosagem antes de aumentá-la.

Entretando, o IMPORTANTE é você verificar com seu médico sua dosagem e recomendações.

8 - 5-HTP e os efeitos colaterais

A base de dados do Natural Medicines considera o 5-HTP seguro para o uso oral em adultos. Contudo, geralmente deve ser evitado por mulheres grávidas e lactantes, uma vez que o uso nestes casos é considerado possivelmente inseguro [9].

Quando comparado ao uso de medicamentos para dormir, o 5-HTP apresenta um baixíssimo potencial para efeitos colaterais se utilizado corretamente.

Os efeitos secundários do 5-HTP são, em geral, leves ao ser consumido em doses corretas. No entanto, alguns problemas gastrointestinais podem surgir como resultado da serotonina adicional produzida. Por isso, torna-se importante lembrar, mais uma vez, que para começar a tomar o suplemento é de extrema importância consultar seu médico [9].

Se você, ao ingerir este suplemento ou outro, apresentar algum efeito colateral contínuo, interrompa o tratamento e procure um médico. Embora seja raro, certas pessoas podem experimentar os seguintes distúrbios:

  • Náusea
  • Sonolência
  • Diarreia
  • Acidez estomacal
  • Dor muscular
Fontes e referência:
[1] https://draxe.com/tryptophan/
[2] http://umm.edu/health/medical/altmed/supplement/5hydroxytryptophan-5htp
[3]http://www.life-enhancement.com/magazine/article/178-5-htp-enhance-your-mood-your-sleep-and-a-lot-more
[4] http://www.med-health.net/Foods-High-In-Tryptophan.html
[5] http://www.altmedrev.com/publications/3/4/271.pdf
[6] http://www.everydayhealth.com/drugs/5-htp-5-hydroxytryptophan
[7] http://nootriment.com/5-htp-sleep/
[8] https://medlineplus.gov/druginfo/natural/794.html#Effectiveness
[9] http://nootriment.com/5-htp-sleep/
[10] https://www.oxfordvitality.co.uk/5-htp-safe-for-children-used-for-treatment-of-night-terrors-adhd

Comentários

Leia também...

Os benefícios de suplementar ômega 3

A natureza é uma fonte inesgotável de proteínas. Uma delas é o ômega 3, que pode ser consumido em forma de capsula (suplemento) ou por meio de alimentos. O ômega 3 oferece benefícios imperdíveis. Que tal conhecê-los melhor neste artigo? Aqui, também apresentaremos sua definição e outras informações escla... Leia o artigo »

15/11/2018

O que é l-teanina e como essa substância ajuda no sono

Assim como cada pessoa se adapta a diferentes protetores auriculares para dormir, cada uma também pode escolher, em vez de remédios, suplementos naturais para ter sono. As preferências variam de acordo com as necessidades, levando em conta o efeito que a substância provoca no organismo. Enquanto que a melatonina, conhecida como "hormônio do sono", &ea... Leia o artigo »

25/02/2016

Os benefícios de suplementar ZMA

A indústria farmacêutica disponibiliza uma infinidade de suplementos. Talvez você ainda não conheça o ZMA, tão cobiçado por quem pratica esportes e deseja alcançar um desempenho atlético invejável. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, benefícios e possíveis riscos. São informaç&otil... Leia o artigo »

03/01/2019