'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

5 Razões pelas quais seu bebê não dorme

Capa post - 5 Razões pelas quais seu bebê não dorme

Texto: Postado em Bebês e Crianças por Marcelo Morais no dia 27 de Abril de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Acredita-se que bebês dormem muito, cerca de 12 -18 horas por dia quando recém-nascidos. Ao completarem 6 semanas de idade, já conseguem dormir durante a noite inteira. 

A informação acima é baseada em uma estatística científica. A maior parte dos bebês segue esses padrões de sono, mas não são todos. Se você tem um bebê como esse, é uma exceção e não uma regra.

Geralmente, bebês precisam, sim, de bastante horas de sono, mas isso não significa que eles irão cair no sono facilmente. Cabe aos pais ajudá-los, cuidando deles da melhor maneira possível para que desfrutem de todo sono que precisem. É normal que os pais, principalmente a mãe, enfrentem uma verdadeira batalha nas primeiras semanas de vida do bebê, e se o bebê acorda com facilidade e demora muito para adormecer, aqui estão algumas razões mais comuns: 

Fome

Na maioria das vezes, esta é a razão mais comum pela qual o bebê acorda. O ideal é alimentá-lo a cada 4 horas ou conforme eles exijam. Em alguns casos, eles irão sentir fome bem antes de dormir. Há também casos em que o bebê está crescendo mais rápido que o normal, e isso também exige mais comida durante alguns dias.

São diversos os motivos que fazem um bebê sentir fome, a incluir digestão muita rápida, por exemplo. Seja qual for a razão, não tente controlar seu comportamento com comida, afinal, as dificuldades relacionadas ao sono podem ser por outros motivos além da necessidade de alimento.  

Sede

Trata-se de um fator ignorado quase todas as vezes. Usando adultos como exemplo, diversas pessoas dormem bem durante a noite, mas às vezes acordam com sede. É importante manter seu bebê hidratado sempre, seja durante o dia ou noite, oferecendo a ele água. 

Falta de rotina

O sono é fundamental no desenvolvimento do bebê, de modo que ele necessita tirar sonecas durante o dia, o que inclui períodos que, geralmente, duram 2 - 3 horas. Mas eles também precisam dormir bem à noite, cerca de 11 horas (esta quantidade de horas pode ser fragmentada). No mais, se um bebê perde a oportunidade de tirar um cochilo ou passa uma noite em claro por causa de estímulos causados por brinquedos, ruídos ou outras coisas, isso complicará o sono e também haverá o risco de ficarem mais agitados, chorosos e hiperativos à medida que o tempo passa. 

Nesses casos, para acalmar o bebê e deixá-lo mais relaxado, tente um contato de pele, pegando-o no colo, cantando e ninando até acalmá-lo. Você também pode tentar um banho relaxante com ervas de camomila. O ideal é que o bebê siga uma rotina para dormir e tire soneca. 

Eles precisam mamar

Bebês têm uma necessidade extrema de mamar, principalmente nas primeiras semanas de vida. Para isso, necessitam do seio materno ou de uma mamadeira. Pessoas que dizem que bebês não precisam se amamentar mais de 4 vezes por dia estão certamente equivocadas. Caso seu bebê esteja crescendo de maneira rápida, de fato ele tenha diferentes necessidades. Fique atento!

Estão aprendendo uma habilidade nova

Ao aprender novas habilidades (rolar, mastigar, engatinhar, ficar em pé...) ele despertará com mais frequência. É normal que um bebê, após aprender uma nova habilidade, acorde e coloque-a em prática desde então. Se ele acordar sem emitir qualquer choro, é provável que esteja falando ou fazendo qualquer coisa relacionada àquilo que foi aprendido recentemente. 

Fontes e referências:
[1] mummyology.co.uk

Comentários

Leia também...

Posso dar chá para meu bebê dormir?

A chegada de um bebê é tão quente e rejuvenescedor quanto o primeiro dia do verão. Pais, avós e parentes se rendem à tamanha fofura e já lhe desejam um futuro feliz e brilhante. Apesar de todo o encanto, os primeiros anos de vida do bebê requerem cuidados especiais! Um dos problemas mais comuns é fazer com que o bebê durma bem, e s... Leia o artigo »

20/04/2014

10 Dicas para fazer seu bebê dormir

Às vezes (ou quase sempre) é um martírio colocar um recém-nascido para dormir. Nesses momentos, você e seu bebê estão exaustos, mas ele não quer adormecer. Como um bom pai ou mãe, você deseja que seu bebê durma para se manter descansado e com saúde. Dormir é importante para a saúde do bebê... Leia o artigo »

20/01/2014

5 Razões pelas quais seu bebê não dorme

Acredita-se que bebês dormem muito, cerca de 12 -18 horas por dia quando recém-nascidos. Ao completarem 6 semanas de idade, já conseguem dormir durante a noite inteira.  A informação acima é baseada em uma estatística científica. A maior parte dos bebês segue esses padrões de sono, mas não são todos. Se voc... Leia o artigo »

27/04/2014

É melhor bebês dormirem com ou sem travesseiro?

Começaremos este artigo com um alerta: “Não é recomendado travesseiros para bebês com menos de 2 anos, visto que eles podem se sufocar com facilidade”. [1] Na verdade, nem bebês mais velhos precisam de travesseiro. Os pais, geralmente, pensam que colocar um travesseiro para a criança vai garantir um conforto extra, quando, na verdade, a crian&cce... Leia o artigo »

30/12/2014

Protetores para crianças com autismo

O sono e a saúde são dois elementos inseparáveis, e isso vale em qualquer circunstância. Deste modo, podemos constatar inúmeros casos que, por serem distintos entre si, requerem cuidados específicos. Hoje, falaremos um pouco sobre o autismo e, principalmente, sobre os protetores que servem para crianças que possuem este distúrbio. Interessante... Leia o artigo »

11/06/2018