'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

10 Razões porque você não consegue dormir

Capa post - 10 Razões porque você não consegue dormir

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 24 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Problemas para dormir? Separamos nessa postagem 10 problemas comuns que impedem as pessoas de terem uma boa noite de sono. 

Como sempre, recomendamos que você procure um médico especializado ou uma clínica do sono caso seu problema para dormir seja constante.

1 - Seu quarto não é escuro o bastante

É ideal que seu quarto não tenha nenhum tipo de luz ligada, incluindo computadores e outros dispositivos. Quando seus olhos são expostos à luz durante a noite, seu cérebro pensa que é hora de acordar e, então, diminui a produção de melatonina, um hormônio liberado pela glândula pineal que causa sono e baixa a temperatura do corpo. Luzes emitidas por dispositivos eletrônicos são mais problemáticas pois tentam simular a luz solar.

2 - Você está fazendo exercícios muito tarde

Se exercitando até 3 horas antes de dormir, você estimula seu metabolismo e aumenta as batidas do coração. Tente se exercitar pela manhã ou não muito tarde, pois isso irá resultar em uma noite de sono mais tranquila e profunda.

3 - A cafeína continua no seu corpo

A cafeína continua no nosso corpo até 12 horas depois que bebemos e muitos de nós tomamos mais que uma xícara por dia. Se você gosta de beber café, prefira pela manhã.

4 - Bebendo alcóol muito tarde

Nós temos a tendência de pensar que o álcool nos induz a dormir, quando, na verdade, interfere a fase do sono chamada REM, fazendo você se sentir mais cansado quando acorda. Geralmente, você se sente sonolento após beber, mas é um efeito a curto prazo.

5 - O quarto está muito quente

Seu corpo e seu cérebro querem repousar quando você dorme, mas se o quarto estiver muito quente, isso vai atrapalhar o processo. Tome cuidado para não deixar o quarto muito gelado, pois isso também pode atrapalhar o sono.

6 - Assistir TV até ficar sonolento

Isso é uma péssima ideia por diversas razões, mas, principalmente, por estimular a atividade cerebral e por causa do tipo de luz emitida pela televisão, o que também diminui a produção de melatonina.

7 - Tentar resolver problemas no meio da noite

Algumas vezes, durante a noite, acordamos e a primeira coisa que nos vem a cabeça é um grande problema. A melhor coisa que você pode fazer é redirecionar esses pensamentos para algo menos estressante. Se você continuar pensando no pior dos problemas, ficará acordado mais tempo.

8 - Comendo proteína antes de dormir

O corpo gasta muita energia para digerir proteínas, isso faz com que seu sistema digestivo funcione mais que o normal.

9 - Fumar antes de dormir

Fumantes acreditam que fumar é relaxante, porém isso é um truque ocasionado pela química do cigarro. A nicotina é um estimulante e se você fumar antes de dormir, seu sono será interrompido diversas vezes durante a noite. 

10 - Mudança de hormônios (mulheres)

Mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona no ciclo menstrual ou através da menopausa podem sabotar seu sono. A melhor maneira de melhorar seu sono durante essa fase é tomar um banho morno horas antes de dormir e fazer, pelo menos, 20 minutos de exercícios diários. 

Comentários

Leia também...

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'. A qualidade do sono está dire... Leia o artigo »

20/12/2016

6 Regras para dormir de acordo com Arianna Huffington

Para quem acompanha o blog, as regras desse post podem ser um tanto repetitivas, mas há algumas novidades aqui. Esse post é basicamente uma tradução com algumas informações adicionais no qual Arianna Huffington, presidente do site The Huffington Post e autora do livro The Sleep Revolution publicou recentemente no site motto. No post original, Ari... Leia o artigo »

07/06/2016

Óleo essencial de Lavanda - Benefícios e dicas de uso

Desde a Antiguidade até os dias atuais, a natureza vem suprindo as necessidades do homem. Entre uma infinidade de recursos, a lavanda e seu óleo essencial já ganhavam predileção há aproximadamente 2 mil anos, auxiliando egípcios, gregos, fenícios e romanos, além de também ser usada durante a Peste Negra séculos mais tarde... Leia o artigo »

26/12/2017

Plantas para ter no quarto que ajudam no sono

Você sabia que o ambiente que você dorme influencia diretamente na qualidade do sono? Nós já falamos sobre isso aqui. Em adição as dicas que já postamos para melhorar o ambiente do quarto, nesse post vamos falar sobre algumas plantas ideias para se ter no quarto. Além de lindas e decorativas, essas plantas ajudam a melhorar a qualidade do seu s... Leia o artigo »

23/02/2017

12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Levantar-se cedo todos os dias pode ser um desafio, ainda mais se as noites forem prejudicadas pela famosa e temida insônia. Mas, pensando no bem-estar das pessoas que necessitam urgentemente adotar este hábito, trazemos um artigo com 12 dicas para acordar cedo todos os dias. São sugestões muito práticas. Também destacamos as razões por que devemos s... Leia o artigo »

22/07/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4963 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.