'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

10 Razões porque você não consegue dormir

Capa post - 10 Razões porque você não consegue dormir

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 24 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Problemas para dormir? Separamos nessa postagem 10 problemas comuns que impedem as pessoas de terem uma boa noite de sono. 

Como sempre, recomendamos que você procure um médico especializado ou uma clínica do sono caso seu problema para dormir seja constante.

1 - Seu quarto não é escuro o bastante

É ideal que seu quarto não tenha nenhum tipo de luz ligada, incluindo computadores e outros dispositivos. Quando seus olhos são expostos à luz durante a noite, seu cérebro pensa que é hora de acordar e, então, diminui a produção de melatonina, um hormônio liberado pela glândula pineal que causa sono e baixa a temperatura do corpo. Luzes emitidas por dispositivos eletrônicos são mais problemáticas pois tentam simular a luz solar.

2 - Você está fazendo exercícios muito tarde

Se exercitando até 3 horas antes de dormir, você estimula seu metabolismo e aumenta as batidas do coração. Tente se exercitar pela manhã ou não muito tarde, pois isso irá resultar em uma noite de sono mais tranquila e profunda.

3 - A cafeína continua no seu corpo

A cafeína continua no nosso corpo até 12 horas depois que bebemos e muitos de nós tomamos mais que uma xícara por dia. Se você gosta de beber café, prefira pela manhã.

4 - Bebendo alcóol muito tarde

Nós temos a tendência de pensar que o álcool nos induz a dormir, quando, na verdade, interfere a fase do sono chamada REM, fazendo você se sentir mais cansado quando acorda. Geralmente, você se sente sonolento após beber, mas é um efeito a curto prazo.

5 - O quarto está muito quente

Seu corpo e seu cérebro querem repousar quando você dorme, mas se o quarto estiver muito quente, isso vai atrapalhar o processo. Tome cuidado para não deixar o quarto muito gelado, pois isso também pode atrapalhar o sono.

6 - Assistir TV até ficar sonolento

Isso é uma péssima ideia por diversas razões, mas, principalmente, por estimular a atividade cerebral e por causa do tipo de luz emitida pela televisão, o que também diminui a produção de melatonina.

7 - Tentar resolver problemas no meio da noite

Algumas vezes, durante a noite, acordamos e a primeira coisa que nos vem a cabeça é um grande problema. A melhor coisa que você pode fazer é redirecionar esses pensamentos para algo menos estressante. Se você continuar pensando no pior dos problemas, ficará acordado mais tempo.

8 - Comendo proteína antes de dormir

O corpo gasta muita energia para digerir proteínas, isso faz com que seu sistema digestivo funcione mais que o normal.

9 - Fumar antes de dormir

Fumantes acreditam que fumar é relaxante, porém isso é um truque ocasionado pela química do cigarro. A nicotina é um estimulante e se você fumar antes de dormir, seu sono será interrompido diversas vezes durante a noite. 

10 - Mudança de hormônios (mulheres)

Mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona no ciclo menstrual ou através da menopausa podem sabotar seu sono. A melhor maneira de melhorar seu sono durante essa fase é tomar um banho morno horas antes de dormir e fazer, pelo menos, 20 minutos de exercícios diários. 

Comentários

Leia também...

6 Regras para dormir de acordo com Arianna Huffington

Para quem acompanha o blog, as regras desse post podem ser um tanto repetitivas, mas há algumas novidades aqui. Esse post é basicamente uma tradução com algumas informações adicionais no qual Arianna Huffington, presidente do site The Huffington Post e autora do livro The Sleep Revolution publicou recentemente no site motto. No post original, Ari... Leia o artigo »

07/06/2016

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

Menopausa e Problemas para Dormir

O corpo humano experimenta uma série de mudanças conforme suas etapas naturais - fato. Homens e mulheres possuem fases distintas, e uma delas é a menopausa: alteração fisiológica presente no organismo feminino. Esta transformação gera certas dificuldades, visto que uma delas - e não são poucas! - é a próprio ins&oc... Leia o artigo »

02/11/2018

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono.  Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes... Leia o artigo »

10/02/2015

Como tirar o mau hálito?

Um dos efeitos colaterais mais chatos do sono é o mau hálito. O grande motivo? Geralmente uma diminuição na produção de saliva que favorece bactérias produzindo aos chamados compostos sulfurados voláteis (CSV) ou como você conhece, o mau hálito (halitose). Embora seja difícil acordar com um hálito fresco, algumas pe... Leia o artigo »

14/01/2017